27 de out. de 2008

Zé Menininho


Já na primeira vez que ouvi a história fiquei maravilhado, achei incrível que no folclore de São Lourenço exista uma criaturinha tão simpática. Quem me foi contou foi o rapaz que faz passeios de chalana com saídas ao lado do teleférico, durante a navegação pelo Rio Verde.

Andei buscando na Internet, sem muito sucesso, parar ver se encontrava algo. Somente agora com a ajuda dos amigos Jodil, Eugênio, Fábio e Ana Paula pude saber um pouco mais a respeito deles.

Vamos aos fatos...

O Zé Menininho habita Bacia Hidrográfica do Rio Verde.

Ele é sociável, pois anda em bando, tem mais ou menos 50cm de estatura, peludo, com três dedinhos nas mãos e nos pés, habitam ninhos e, vejam só, são hermafroditas. Dizem ser muito parecido como um “Sasquatch” (também conhecido como “Pé Grande” ou “Bigfoot”), só que bem menor.

Este ser alimenta-se de brotos de bambu e está intimamente ligado a ecologia. É descrito como um ferrenho defensor da natureza, lutando para conservá-la e em troca ela também o esconde e protege. A criaturinha solta os barcos de pescadores que não respeitam as regras do meio ambiente.

É rápida demais para olhos humanos não treinados e por isso passa desapercebido pela maioria das pessoas. Faz muita arruaça na margem do Rio Verde, inclusive foi relatado que costuma soltar os peixes das varas de pescadores e puxá-las para o fundo do rio.

A primeira pessoa a ter contato com a espécie foi o Sr. Pedro Lage, tendo na ocasião conseguido um bracinho de um deles e neste ponto temos controvérsia na forma que em que se deram os fatos, são elas:

1- Em uma expedição o Sr. Pedro Lage, num golpe de puro reflexo, teria deixado o bicho escapar mas teria ficado com o braço.

2- Ao tentar ajudar na revitalização do Rio Verde o “Zé Menininho” teve a mão decepada pelo Sr. Pedro Lage, sendo este o motivo pelo qual eles não aparece para ninguém, estaria decepcionado com a humanidade

3- A que acredito é assim, estrangeiros mal intencionados foram os autores do atentado, o Sr. Pedro Lage prontamente impediu a captura, mas mesmo assim um braço foi arrancado. Em um ritual de agradecimento o braço foi oferecido ao herói regado a suco de alface com urina de ovelha tosqueada.

Fiquem tranqüilos quanto ao bracinho do “Zé Menininho”, ele regenerou-se por completo, pois a espécie possui esta característica, dizem ainda que podemos imobilizar por completo um ser desta espécie se jogarmos ovos de lagartixas.
Outro fato curioso é o episodio do ET de Varginha, muitos atribuem o fato à três membros do grupo de desgarraram dos demais e foram parar em Varginha, nesta ocasião foram confundidos com ETs e capturados. Sendo assim tudo foi confiscado pela NASA e está enclausurado na Área 51, juntamente com o bracinho dado ao Sr. Pedro Lage.

Peço desculpas se por desconhecimento omiti fatos desta história, mas tinha que contar isso por aqui, a figura que ilustra este post é como, na minha visão, deve ser o “Zé Menininho”.

Então quando estiver em São Lourenço, principalmente nas imediações do Rio Verde, fique atento ao “Zé Menininho”.

24 de out. de 2008

Pousada Amandari



Como mencionei na postagem anterior a respeito de ter sido apresentado a broa de milho assada na folha de bananeira pela amiga Cristina no salão de café da manhã da Pousada Amandari, onde administra com maestria. A homenagem não poderia ser diferente. Trago hoje esta postagem para comentar a respeito deste empreendimento hoteleiro único na região.

Para quem quer se hospedar com muito requinte e sofisticação, começando pela excelência na localização e qualidade no atendimento, nas instalações e no ambiente.Buscando paz, tranquilidade e sossego. A escolha não pode ser outra.

A Pousada Amandari faz parte do seleto grupo de "Pequenos Meios de Hospedagens de Charme no Brasil" do GUIA RECANTOS E REQUINTES. E ainda, com a 7a.colocação no GUIA 4 RODAS.

Sua decoração é de extremo bom gosto e requinte. Acabamento rústico, de fino gosto.

Para maiores detalhes e informações, bem como fotos da pousada, das suites e salões além de contato para reservas: www.amandari.com.br

Broa de milho na folha de bananeira(pau-à-pique)


Confesso que virei fã . Conheci esta iguaria tomando café na Pousada Amandari(www.amandari.com.br) de direção da nossa amiga Cristina que fez as devidas apresentações e não resiti...

Ela tem cara de Brasil – verde e amarela, milho e folha de bananeira, boa para comer com café. Além disso, o embrulho é charmoso e ecológico. Pois a broa de milho é assada envolvida pela folha de bananeira.

Por enquanto só comi em São Lourenço-MG, na minha melhor avaliação com bastante cravo e uma textura não tão atijolada e aquele sabor delicioso de milho.

Após apresentação, descobri que a mesma é feita e vendida na Panificadora Vitória (Av.Antonio Carlos - via que segue ao bairro de São Lourenço Velho) além distribuidas como exemplo para serem comercializadas na Quinta do Cedro.

Vale à pena experimentar!!!......

Praça João Lage(Brasil)


Está aí mais uma foto da atual praça João Lage, nossa querida praça Brasil como é ainda chamada por muitos.

Um verdadeiro oásis em pleno centro da cidade de São Lourenço. Situada em frente a entrada principal do Parque das Águas.

A praça é um local propício a um passeio, uma prosa, um namoro e até mesmo uma reflexão ou descanso ... um local tranquilo, agradável onde podemos deixar a hora passar sem mesmo sentir assistindo o chafariz ou mesmo a alegria das crianças brincando em seus balanços, escorregas, gangorras....

23 de out. de 2008

Praça João Lage (Brasil) à noite.

Fonte Luminosa da Praça João Lage(Brasil)

Não poderia ser diferente, afinal como foi mencionado a respeito da nova fonte da praça e que esta era luminosa, a foto demonstra a beleza da fonte dando um charme a mais a praça e as noites de São Lourenço, sendo propícia para o passeio noturno, o encontro com amigos, uma prosa e para os passeios e namoros.

Fonte da Praça João Lage(Brasil) durante o dia.

Alinhar ao centroFonte da praça João Lage (Brasil) vista durante o dia.



Como fora mencionado na postagem anterior a respeito da reforma e remodelação da praça João Lage(ou Brasil) e a instalação de uma fonte, não poderia deixar de colocar a foto para que pudesse ser vista e apreciada.

Segue a foto tirada na praça, durante o dia.

Praça João Lage(Praça Brasil)


A Praça João Lage ou para muitos, conhecida com Praça Brasil, passou recentemente por uma remodelação em virtude do Projeto de Modernização do centro turístico da cidade.
Após algum tempo em obras, sua inauguração oficial deu-se no dia 18 de janeiro de 2008.
A homenagem feita ao sr.João Lage que fez, nos anos 50, a doação do terreno para a construção da Praça que na época se chamava Brasil (nome do hotel de sua propriedade) e ao sr.José Sacido Barcia Filho levando assim a nova fonte luminosa seu nome em homenagem.

A foto aérea da praça de hoje como se encontra, toda reformada com novos bancos, jardins, cobertura para conjuntos de mesas e cadeiras além de novos jardins.

Após conclusão, para completar o projeto, praça sem parquinho e sem criança não é praça, sendo assim, um fato inédito na praça João Lage, foi a instalação do parquinho dando um colorido a mais e mais "vida" aquele agradável lugar.
Porém, após a reforma muito se questionou a respeito do famoso "tratorzinho" que animou a infância de muitos e que ainda trazem na lembraças momentos maravilhosos na praça e foi retirado para a conclusão das obras.Mas para alegria de todos, recentemente, no dia 02 outubro de 2008 voltou ao seu devido lugar, conforme a postagem do nosso amigo André feita anteriormente a respeito, onde tive a oportunidade e o prazer de estar no momento da sua chegada registrando assim esse momento histórico para todos nós.

Outra novidade, fica por conta da colocação de uma ponte sobre o ribeirão São Lourenço para acesso de onde hoje se encontra o Parque Shopping até a praça.Dando um charme maior ao lugar.

20 de out. de 2008

Lambari - Minas Gerais


Aqui no blog já falei de outra cidade do Circuito das Águas, Caxambu (Veja aqui), desta vez quero indicar Lambari.

A Cidade também fica próximo à São Lourenço e para o turista que pretende passar alguns dias em nossa cidade pode dar um pulo lá para conhecer. Fica à mais ou menos 44 Km pela BR-460.

Ela é um pouco diferente de SL e Caxambu, por lá também são encontradas as águas minerais, mas as fontes ficam fora de seu Parque, que poderia ser chamado de Praça das Águas, todas as fontes estão reunidas em um só local e paga-se um preço simbólico para beber de suas águas, nesta mesma “praça” está a gruta de N. S. da Saúde e um coreto bem simpático.

O que tenho de mais forte gravado na lembrança é que são alugadas bicicletas para o passeio no Parque Wenceslau Braz, local muito agradável com lago, cachoeira e um Farol (!?!?!?!) . Ele fica no centro da cidade e conta ainda com um parque aquático com piscina de água mineral.

A vista do Lago Guanabara é fabulosa, em minha última visita à cidade fui presenteado com um dia muito bonito, com um céu azul maravilhoso que ressaltava a beleza da cidade. Á margem do lago existe uma belíssima edificação, o “Casino do Lago” que tem toda uma historia por trás de sua construção.

Quando estive por lá almocei em um restaurante chamado KAN-KAN, que fica na Praça Duque de Caxias, 67 no Centro. Naquela oportunidade pedi uma picanha na pedra que me faz ter vontade de voltar à Lambari somente para comer novamente.

A cidade também conta com teleférico e outras atrações que podem e devem ser pesquisadas caso exista interesse em visitar a cidade.

Veja aqui como ir de São Lourenço à Lambari.

Baixe o arquivo com sua localização no Google Earth aqui.


Fontes: http://www.geocities.com/lambarimg/ e http://www.lambarimg.com.br/

13 de out. de 2008

Trator (Rolo Compressor) da Praça - São Lourenço - MG


Recentemente tivemos boas noticias, o tratorzinho da Praça Brasil (ou Praça João Lage, como preferir) está de volta.

Na verdade o “Tratorzinho” é um rolo compressor à vapor que dizem ter sido usado na pavimentação da cidade no início de São Lourenço. Sei que desde pequeno tomo aquela máquina como brinquedo e fico mais aliviado pois ainda não foi desta vez que “virou história”.

Com a reforma da Praça o trator foi retirado de seu local de costume e ficamos por um bom tempo na expectativa se este retornaria ou não.

Foi até criada uma comunidade no Orkut para homenagiar a atração e pedir seu retorno, clique aqui para ver.

Considero que esta peça seja um símbolo que deve estar na lembrança de muitas e muitas crianças que ali brincaram, eu mesmo tenho vivo na memória as incontáveis aventuras que minha imaginação criou quando estava lá encima.

No meu tempo era super concorrido, não faltavam candidatos à maquinista, piloto, motorista, condutor ou qualquer outra coisa que julgávamos ser.

Às vezes a memória nos prega uma peça, mas para mim naquela época ele era todo amarelo. Há pouco, antes da reforma, estava verde, amarelo e vermelho. Agora está preto com detalhes dourados.

Ainda não vi de perto, as fotos foram “roubadas” do amigo Fabiano, que teve a sorte que poder acompanhar o momento em que o “trator” voltou ao seu lugar. Clique aqui para ver.

Baixe o arquivo com sua localização no Google Earth aqui.


Ou tenha a visão por satélite das áreas próximas direto no seu browser através do GoogleMaps.

6 de out. de 2008

Antes e Depois XI


Mas uma vez as fotos mostram uma área da cidade que não é mais a mesma, as imediações do parquinho dentro do Parque das Águas.

As fotos não estão uma maravilha (rs), mas da para ilustrar as mudanças ocorridas.

Na foto mais antiga não temos nem mesmo o espelho d’agua que também acabou “perdendo” espaço para a ampliação da fábrica. Olhando por detrás das arvores podemos ver parte do antigo campo de futebol e também parte do antigo parquinho. Neste gramado posteriormente foi criado um pequeno lago com um passarela que o dividia ao meio.

Já na foto mais recente o lago pode ser notado, ou melhor, creio que a metade dele. Quando houve a expansão da fábrica o lago encolheu 50%, assim como a fonte oriente que não está nas fotos, mas foi “desmontada” e reconstruída com alguns metros de recuo.

Tenho aqui minhas preocupações voltadas para o parque, por muito tempo relutei, mas apesar de ser um dos mais bonitos da região está agonizando, e pouco a pouco suas atrações vão se deteriorando e deixadas de lado.

Espero que isto mude e que o Parque receba a devida atenção dos responsáveis, São Lourenço merece.