29 de nov. de 2008

1° ano do Blog



Pois é... Estou escrevendo aqui mais uma vez, nada demais já que costumo fazer isso ao

menos uma vez por semana.

Porem desta vez é especial, ontem o blog fez 1 ano (Veja Aqui), e hoje é o primeiro dia do

segundo ano!

Meu principal objetivo era ajudar aos visitantes da cidade aproveitar melhor sua estadia

com informações, dicas e sugestões. Para minha felicidade sei que isso ocorreu algumas

vezes e sendo assim me dá estimulo para continuar a fazê-lo com tanto carinho.

Como comemoração pela data resolvi juntar os posts em uma espécie de “Guia Independente”

que poderá ser impresso para consultas em uma eventual visita. Faço isso por que algumas

pessoas já me pediram algo parecido e pude ver ajudou aos visitantes.

Penso que assim estarei contribuindo com a cidade, pretendo atualizar e melhorar o Guia

sempre que possível...

Baixe o guia clicando aqui!

26 de nov. de 2008

Orkontros na Santa Torta – São Lourenço – MG






Post atrasado após mais um viagem à São Lourenço, como sempre é muito bom estar na cidade. Não choveu muito, deu para curtir bastante e matar a saudade.

Desta vez bati ponto todos os dias na Santa Torta para participar dos Orkontros marcados para Quinta (20/11), sexta (21/11) e sábado (22/11). Gostaria até de pedir desculpas à Dani por fazer ela fechar tarde todos os dias, mas sabe como é... Um bom papo entre amigos sempre rende!

E por conta deste papo acabei por esquecer de tirar fotos com todos que apareceram por lá, mas consegui capturar três ilustres participantes:

1- Torta de Limão.
2- Torta de Amora.
3- Torta de Nozes.

Todas devidamente provadas e aprovadas, uma perdição. Parada obrigatória para quem vai até a cidade.

Encontre a Santa torta no mapa clicando aqui.

17 de nov. de 2008

Fonte Gasosa(Oriente) - ORIGINAL





Conforme informado pelo nosso amigo André, a fonte atualmente existente no Parque das Águas não é original(conforme foto em postagem anterior), tendo em vista que, a fonte Oriente original foi demolida para que pudessem expandir a área fabril da empresa de águas São Lourenço, hoje propriedade da Nestlé Waters do Brasil.

Sendo assim, nesta postagem, aqueles que têm na memória a lembrança da fonte no passado e para os que não tiveram a oportunidade de conhecer...

Fica aqui então, nesta postagem, uma espécie de "Antes e Depois" como nosso amigo André vem fazendo.

Detalhe fica por conta dos azulejos coloniais na fachada e interior da fonte, bem como em azulejo o famoso leão, símbolo da empresa além da única "biquinha".

Fonte Gasosa (Oriente)



Esta é a principal fonte do Parque das Águas, durante muito tempo a foto estampada na garrafa de água mineral era da Fonte Vichy, com isso muitos não sabem que sua água é engarrafada e vendida por todo Brasil.

Mas uma vez lembro que a fonte de hoje em dia não é a original, ela ficava um pouco mais ao lado e foi demolida para ampliação da fabrica da Nestlé...

Quando moleque era para onde sempre corria para matar a sede e recuperar as energias de tanto brincar no parquinho que sempre ficou ali por perto.

Em sua placa descritiva temos o seguinte:

“Fonte Gasosa - Oriente

Água Mineral fluoretada e carbogasosa.
Contém 220mg/L de sais minerais.

Indicações Medicinais:

  • Diurética
  • Digestiva
  • Desintoxicante

A água desta fonte é engarrafada e comercializada desde 1890 pela Indústria de Águas São Lourenço, uma das marcas mais tradicionais do Brasil, que faz parte do grupo Nestlé Waters.”

Veja a localização da fonte aqui.

12 de nov. de 2008

Camisetas de São Lourenço - O Retorno



Há algum tempo coloquei aqui no blog um link para venda de camisetas da comunidade, na época fiquei muito reticente de indicar algo que é vendido pela Internet, sem podermos “pegar” e ver a qualidade.

Agora através de nosso querido amigo Maestro José Henrique Martins, ou simplesmente Maestro Zeca, está disponível para venda em São Lourenço as camisetas com a imagem da Comunidade.

Quem estiver interessado pode ir ao local para comprovar a qualidade do produto e experimentar o tamanho. Se por acaso não tiver nenhuma pronta, basta deixar encomendado.

A camiseta esta sendo vendida na MALHARIA FASCINIO, fica junto ao canal, em frente ao Hotel Brasil, a loja tem sua fachada na cor verde piscina e o endereço correto é Av Comendador Costa, 677/lj-2 – Centro.

Os tamanhos oferecidos são P / M / G / GG / EXG, custam R$14,00 e o contato é o Marquinhos, telefones (35)3332-5083 ou (35)9149-1479.

Espero que gostem e ficaria muito satisfeito de “esbarrar” com algumas dessas camisetas pela cidade.

Veja o mapa:

Exibir mapa ampliado

10 de nov. de 2008

GRUPO VOZES DA CELA - São Lourenço


Conheço o projeto através do Maestro Zeca, o qual pedi para enviar algumas palavras aqui para o blog, sendo prontamente atendido com este release:

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL LEVA “VOZES DA CELA” AO FÓRUM DE SÃO LOURENÇO

Festejamos a semana do Servidor Público Estadual, dia 28 de outubro passado.

Houve-se por bem, como em todos os Estados, de se eleger uma semana dentro da qual, inúmeros eventos seriam realizados para comemorar a data.

A Comarca de São Lourenço, foi repleta de atrações, com sorteio de brindes, caminhada pelo Parque das Águas, ginástica laboral, e homenagem final ao servidor do ano, com coquetel e sorteio de brindes.

Atendendo ao convite do Excelentíssimo Sr. Juiz da Vara Criminal, Dr. Fábio Garcia Macedo Filho, o Presídio de São Lourenço enviou o já consagrado GRUPO VOZES DA CELA, que se apresentou no saguão do Fórum de São Lourenço, na tarde do dia 05/11 passado.

No repertório Geraldo Vandré, Mário Zan, Milton Nascimento e Dominguinhos. A Regência do Maestro José Henrique Martins (Zeca), fez com que os cantores reeducandos contagiassem a todos com suas vozes, hoje, educadas e preparadas, tendo como preparador vocal o Professor Tisso Montezzi.

Durante o evento, o Exmo. Sr. Juiz, Dr. Fábio, fez uso da palavra, onde ressaltou em muito o trabalho do Maestro José Henrique, parabenizando-o pela sublime empreitada, pelo carinho, respeito e admiração que tem pelos detentos reeducandos. Um trabalho espontâneo, sincero, leal e desinteressado, honrando a todos da Família Judiciária, responsável pela realização da justiça, especificamente à Vara Criminal pela sanção aplicada, mas sobretudo pela reconquista do punido, preparando-o para o reingresso no meio social.

Dr. Fábio cumprimentou também os componentes do Grupo Vozes da Cela, mostrando os exemplos vivos de que o ser humano, que um dia trilhou o mau caminho, por um motivo ou outro, têm plenas condições de retornarem à caminhada em busca da felicidade e à prática do bem.

A arte que exercitam “ o canto coral”, com habilidade, símbolo da cultura, encanta e recupera, contribuindo sobremaneira para a reinserção social; fomenta o amor – próprio, a auto – estima, o que muito contribui para a formação do bom caráter e índole voltada para a virtude do bem.

Os cumprimentos foram também ao Diretor do Presídio de São Lourenço, Dr. Carlos Alfredo Sales, reconhecendo-o publicamente, à frente da Vara Criminal, Execução Penal e Corregedoria do Presídio, seu trabalho correto, eficiente, firme, honrado, digno, reto e competente que vem realizando, trazendo com isso, a toda a Comunidade, por via reflexa, estabilidade e segurança.

Dr. Carlos Alfredo, juntamente com o Juiz, tem se empenhado pelo trabalho interno e externo dos reeducandos por atividades físicas diversas a eles concedidas, esportivas e intelectuais; pelo pleno exercício do direito de visitas, pelo banho de sol, saídas temporárias, zelando para que tudo seja observado e o Juiz informado; pelo basquete, futebol, educação física e até danças às reeducandas; pelo trabalho na horta comunitária e pelas ruas do Município, de forma gratuita, beneficiando toda a sociedade local, com benefícios para os turistas, e com destaque, por possibilitar aos reeducandos a experimentação da arte, concedida com a formação do Grupo Vozes da Cela, projeto que partiu da Diretora Shirley Rose e da Pedagoga Cláudia Regina, ambas da Escola Prisional de São Lourenço, que recebem também as congratulações.


Gostaria de expressar minha admiração e parabenizar a todos envolvidos no projeto. Certamente existem barreiras à vencer e espero que todas sejam superadas.

Abaixo um vídeo no youtube com matéria sobre o coral:

3 de nov. de 2008

Antes e Depois XII


Duas fotos da Fonte Oriente, e como sempre uma com uns 25 anos e outra recente.

Para quem não conhece parece que nada mudou, mas na verdade a fonte mais antiga (com mais de 100 anos) ficava mais a direita, foi demolida e reconstruída para ampliação da fabrica da Nestlé, um desmando enorme em nome dos lucros...

Quer saber mais? Visite o site www.circuitodasaguas.org e entenda melhor.

Polêmicas à parte, esta água é uma das únicas que não perderam seu sabor e me parece a mesma de sempre.

Na ultima vez que estive em São Lourenço reparei que ganharam torneiras e não jorram mais continuamente. Sempre tive curiosidade de saber o que era feito com a “sobra” que escorria pelo ralo...

Na foto antiga a fonte contava apenas com uma saída d’água que ficava ao centro, já na nova versão a fonte ganhou mas duas, o que facilita o visitante já que hoje em dia é a que tem mais procura.

Espero não precisar ver outra fonte ser demolida por qualquer que seja o motivo, mas pelo menos posso dizer que já bebi da fonte original.