21 de jul. de 2008

Caxambu - Parque e Teleférico


Bom... o Blog é de São Lourenço mas este Post é sobre Caxambu, cidade situada a apenas 26 km ou meia hora de estrada .

Para quem estiver visitando São Lourenço é altamente recomendado dar uma esticada nesta cidade que também faz parte do circuito das águas no Sul de Minas.

Minha dica é ir pela manhã e visitar o parque das águas de Caxambu, sair, almoçar e passear no teleférico.

O parque de caxambu, na minha opinião, não é tão belo quanto o de SL, mas suas águas ainda preservam o paladar de muitos anos atrás, neste ponto as águas são-lourencianas perdem feio, na minha ultima visita à caxambu me dei conta que poderia matar a saudade do sabor da água magnesiana, na verdade provei a água da fonte “Dona Leopoldina” e achei muito familiar. Não achei que fosse uma lembrança da própria fonte, pois já estive lá outras vezes, não me contive e retornei a fonte... Estava lá na plaqueta: “Água mineral alcalino-bicarbonatada, alcalino-terrosa, cálcica e magnesiana. É indicada para o fígado e intestinos”, se não for a mesma ,a água é muito próxima ao sabor original da fonte magnesiana do parque se São Lourenço. Acho que o resto das fontes seguem a mesma linha, estava tão inebriado pela melancolia que realmente esqueci de fazer a comparação das outras fontes.

O resto do parque também é bonito, o estilo das edificações das fontes é bem diferente de São Lourenço, enfatizam a monarquia e seus personagens, são elas:

Fonte Beleza
Fonte Conde D'Eu e Dona Isabel
Fonte D. Pedro
Fonte Viotti
Fonte Dona Leopoldina
Fonte Duque de Saxe
Fonte Venâncio
Fonte Mayrink
Fonte Enerstina Guedes

A exemplo de São Lourenço o parque também dispõe de um Balneário, que também é muito bonito.

A outra dica é o Teleférico, imperdível e por si só vale a viagem. Não dá nem para comparar com o de São Lourenço. O de Caxambu é enorme, atravessa o parque por cima do lago e logo é iniciada a subida que é fantástica e dá sim um certo medo.

No topo do morro tem um restaurante, lojas de souvenir e um Cristo. De seus mirantes a vista alcança bem longe abrangendo toda cidade e região.

Na hora de descer, se você ficou meio assustado(a) com a subida pode ficar tranqüilo(a), não sei o porque, mas a descida é muito mais tranqüila, alem da vista espetacular da cidade não causa medo algum.
Para maiores informações sobre as atrações procure em sites específicos da cidade, afinal a especialidade aqui é São Lourenço.

Baixe o arquivo com sua localização no Google Earth aqui (Não está claro como o de SL).

0 comentários: