28 de jul de 2008

São Lourenço - “O Santo”


Não sou devoto de nenhum Santo, mas tenho em minha casa a imagem de um. É claro que não preciso falar qual é.

Adquiri o meu na cidade em uma das minhas visitas, entrei na loja e pedi uma imagem de São Lourenço. Não tinha a mínima idéia de como era, não conheço a imagem ou historia de quase nenhum dos santos católicos. A senhora que me atendeu, foi até a prateleira pegou uma pequena estatueta, embrulhou, paguei e fui para o Hotel.

Chegando no quarto fui conferir com calma como era a imagem do Santo homônimo da cidade que tanto amo. A principio não entendi o objeto que tinha nas mãos. Fiquei curioso e fui procurar. Trata-se de um grelha na mão do santo.

A Historia de vida, na verdade de morte, dele é meio “sinistra”, vou compartilhar aqui com vocês:

São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. Sua função era muito importante e o fazia, depois do papa, o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações e administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros. Preso, foi intimado a comparecer diante do prefeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a Igreja possuía. Pediu, então, um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e sua riqueza ultrapassava a do Imperador. Foram-lhe concedidos três dias. São Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, toda sorte de enfermos, crianças e velhos. Anotou-lhes os nomes e os repassou à autoridade. Indignado, o governador condenou-o a um suplício especialmente cruel: amarrado sobre uma grelha, foi assado vivo e lentamente; em meio aos tormentos mais atrozes, ele conservou o seu "bom humor cristão", dizendo ao carrasco: Vira-me, que deste lado já está bem assado... Agora está bom, está bem assado... Podes comer!". O seu culto remonta ao séc. IV, sendo festejado a 10 de agosto.

Em tempo, São Lourenço é padroeiro do cozinheiros!

Fontes: Canção Nova e Presbitério Virtual

0 comentários: