15 de set. de 2008

Fonte Magnesiana (Andrade Figueira) - São Lourenço - MG


Esta sem duvida alguma era minha fonte preferida, não só a minha mas como a da maioria que freqüentava o parque de 10 á 15 anos atrás.

Recordo que sempre estava lotada, muito concorrida e até onde me lembro era a única que contava com um “guardinha” em tempo integral dentro da Fonte. Este vigiava à todos que queriam beber de suas águas.

Outra recordação é das duas bicas que ficavam do lado de fora, especiais para encher garrafões, ali também sempre como filas, essas bicas ficavam onde hoje este o portão verde (vide foto).

É com grande desgosto que sou obrigado a admitir que hoje em dia a água desta fonte não lembra em nada o seu glorioso passado. Por um motivo ou outro o fato é que a boa e velha Magnesiana perdeu seu sabor e provavelmente suas propriedades medicinais. Ela chegou a ficar por algum tempo fechada valtando a ser aberta para visitação a pouco tempo atrás.

Mas tenho uma boa notícia, para quem já provou da água ou para quem gostaria de conhecer o paladar original da água. Em Caxambu, cidade vizinha que já falei por aqui (Veja aqui), existe uma fonte chamada “Dona Leopoldina” que tem um sabor que, se não for igual é bastante próximo ao da nossa Magnesiana.

Mesmo assim não deixe de provar da água quando visitar o parque, ela não está imprópria para consumo, só não esta tão saborosa quanto antigamente, hoje parece apenas água comum...


Em sua placa indicativa temos o seguinte:

Água mineral fluoretada.

Indicações Medicinais:

  • Insuficiência e congestão hepática
  • Discinésias vesiculares
  • Colites inespecíficas

É contra indicada em casos de úlcera pética.


Baixe o arquivo com sua localização no Google Earth aqui.

Ou tenha a visão por satélite das áreas próximas, direto no seu browser através do GoogleMaps.

0 comentários: