27 de out. de 2008

Zé Menininho


Já na primeira vez que ouvi a história fiquei maravilhado, achei incrível que no folclore de São Lourenço exista uma criaturinha tão simpática. Quem me foi contou foi o rapaz que faz passeios de chalana com saídas ao lado do teleférico, durante a navegação pelo Rio Verde.

Andei buscando na Internet, sem muito sucesso, parar ver se encontrava algo. Somente agora com a ajuda dos amigos Jodil, Eugênio, Fábio e Ana Paula pude saber um pouco mais a respeito deles.

Vamos aos fatos...

O Zé Menininho habita Bacia Hidrográfica do Rio Verde.

Ele é sociável, pois anda em bando, tem mais ou menos 50cm de estatura, peludo, com três dedinhos nas mãos e nos pés, habitam ninhos e, vejam só, são hermafroditas. Dizem ser muito parecido como um “Sasquatch” (também conhecido como “Pé Grande” ou “Bigfoot”), só que bem menor.

Este ser alimenta-se de brotos de bambu e está intimamente ligado a ecologia. É descrito como um ferrenho defensor da natureza, lutando para conservá-la e em troca ela também o esconde e protege. A criaturinha solta os barcos de pescadores que não respeitam as regras do meio ambiente.

É rápida demais para olhos humanos não treinados e por isso passa desapercebido pela maioria das pessoas. Faz muita arruaça na margem do Rio Verde, inclusive foi relatado que costuma soltar os peixes das varas de pescadores e puxá-las para o fundo do rio.

A primeira pessoa a ter contato com a espécie foi o Sr. Pedro Lage, tendo na ocasião conseguido um bracinho de um deles e neste ponto temos controvérsia na forma que em que se deram os fatos, são elas:

1- Em uma expedição o Sr. Pedro Lage, num golpe de puro reflexo, teria deixado o bicho escapar mas teria ficado com o braço.

2- Ao tentar ajudar na revitalização do Rio Verde o “Zé Menininho” teve a mão decepada pelo Sr. Pedro Lage, sendo este o motivo pelo qual eles não aparece para ninguém, estaria decepcionado com a humanidade

3- A que acredito é assim, estrangeiros mal intencionados foram os autores do atentado, o Sr. Pedro Lage prontamente impediu a captura, mas mesmo assim um braço foi arrancado. Em um ritual de agradecimento o braço foi oferecido ao herói regado a suco de alface com urina de ovelha tosqueada.

Fiquem tranqüilos quanto ao bracinho do “Zé Menininho”, ele regenerou-se por completo, pois a espécie possui esta característica, dizem ainda que podemos imobilizar por completo um ser desta espécie se jogarmos ovos de lagartixas.
Outro fato curioso é o episodio do ET de Varginha, muitos atribuem o fato à três membros do grupo de desgarraram dos demais e foram parar em Varginha, nesta ocasião foram confundidos com ETs e capturados. Sendo assim tudo foi confiscado pela NASA e está enclausurado na Área 51, juntamente com o bracinho dado ao Sr. Pedro Lage.

Peço desculpas se por desconhecimento omiti fatos desta história, mas tinha que contar isso por aqui, a figura que ilustra este post é como, na minha visão, deve ser o “Zé Menininho”.

Então quando estiver em São Lourenço, principalmente nas imediações do Rio Verde, fique atento ao “Zé Menininho”.

2 comentários:

Anônimo disse...

peti de fre voçe e ocara nais louco que ja conheci

Anônimo disse...

Pierre De Lage , eu sou testemunha ocular do aparecimento do Zé Menininho, inclusive acabou com a Poluição do Rio Verde ! Agora você como candidato a vereador, fará muito pelo nosso Rio Verde . Galera do Bar Do Zé. ;)