13 de out. de 2008

Trator (Rolo Compressor) da Praça - São Lourenço - MG


Recentemente tivemos boas noticias, o tratorzinho da Praça Brasil (ou Praça João Lage, como preferir) está de volta.

Na verdade o “Tratorzinho” é um rolo compressor à vapor que dizem ter sido usado na pavimentação da cidade no início de São Lourenço. Sei que desde pequeno tomo aquela máquina como brinquedo e fico mais aliviado pois ainda não foi desta vez que “virou história”.

Com a reforma da Praça o trator foi retirado de seu local de costume e ficamos por um bom tempo na expectativa se este retornaria ou não.

Foi até criada uma comunidade no Orkut para homenagiar a atração e pedir seu retorno, clique aqui para ver.

Considero que esta peça seja um símbolo que deve estar na lembrança de muitas e muitas crianças que ali brincaram, eu mesmo tenho vivo na memória as incontáveis aventuras que minha imaginação criou quando estava lá encima.

No meu tempo era super concorrido, não faltavam candidatos à maquinista, piloto, motorista, condutor ou qualquer outra coisa que julgávamos ser.

Às vezes a memória nos prega uma peça, mas para mim naquela época ele era todo amarelo. Há pouco, antes da reforma, estava verde, amarelo e vermelho. Agora está preto com detalhes dourados.

Ainda não vi de perto, as fotos foram “roubadas” do amigo Fabiano, que teve a sorte que poder acompanhar o momento em que o “trator” voltou ao seu lugar. Clique aqui para ver.

Baixe o arquivo com sua localização no Google Earth aqui.


Ou tenha a visão por satélite das áreas próximas direto no seu browser através do GoogleMaps.

1 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo André,
Como apaixonados por São Lourenço, não poderia ter recebido um presente maior ou melhor em estar no momento da chegada do nosso querido tratorzinho que temos em nossas saudosas lembranças guardadas na memória e no coração da infância passada por ocasião de férias ou feriado na cidade e uma das maiores atrações e brincadeiras era "pilotar" a máquina.
São várias gerações passadas por este que tornou uma lembrança gostosa e saudável além de criativas imaginações e brincadeiras no trator.